O que faz um Group Product Manager?

O mercado de tecnologia e start-ups está muito aquecido, cada vez mais profissionais estão se tornando analistas de produto e Product Managers. Mas tenho notado que um profissional ainda está muito escasso, o Group Product Manager (GPM).


O Group Product Manager é o líder de um ou mais Product Managers. Geralmente eles estão na liderança de uma tribo, que é um conjunto de squads que tem um objetivo em comum. Empresas que tem poucos squads não tem GPM, pois o Head de Produto ou CPO/CTO faz o papel de líder.


A vantagem de se ter GPMs é que o PM estará melhor amparado tanto tecnicamente quanto do ponto de vista de gestão, pois terá um líder mais próximo.


Do ponto de vista estratégico, a empresa tem vantagens ao agrupar as squads em tribo e ter o GPM, pois ele vai atuar definindo a estratégia da tribo, os objetivos e também na sinergia entre as squads, para que elas juntas consigam gerar um impacto maior do que a simples soma delas (1+1 > 2).


Para o PM que está pensando em evolução de carreira para a vertente de gestão, o cargo de GPM é bastante atrativo, pois o salário pode representar um aumento de mais de 50%. Em 2021 a média salarial de GPM está em R$17 mil.


Mas como se tornar um GPM? Inicialmente você precisa estar atuando como PM ou em áreas equivalentes de tecnologia (Design Lead, Engeneering Manager), pois será necessário ter um background do trabalho em squad. Além disso, você tem que estar aberto para atuar com gestão de pessoas e estratégia. Isso implica em deixar de fazer muitas coisas que você faz hoje, o que vai gerar um distacionamento da sua área mais eficiente... explico: se você é PM, você vai deixar de atuar na squad, sainda de uma zona de conforto, e indo para uma área nova, de gestão. Isso pode gerar confusão no começo, até você aprender o escopo do trabalho.


Quer aprender como evoluir para GPM? Fale com um de nossos mentores de produto: Falar com um mentor.


Assim como qualquer posição de liderança, você terá que evoluir em 4 pilares do trabalho:


  1. Profundidade: ampliar o seu conhecimento para ser mais generalista, conhecendo um pouco de cada área ao invés de ser "apenas" especialista em uma área.

  2. Excelência: não ser bom apenas no seu trabalho, mas ajudar outros (os liderados) a serem bons nos trabalhos deles, pois o sucesso deles é o seu. Mesmo que você faça contribuições individuais, o seu resultado geral é o resultado do seu grupo de trabalho.

  3. Autonomia: Você como líder não vai ter tempo para resolver todos os problemas sozinho, você terá que alocar pessoas e recursos para que os problemas sejam resolvidos, muitas vezes tendo que influenciar outros stakeholders para conseguir obter sucesso.

  4. Escopo: Agora você não está mais resolvendo um problema do seu produto, você está resolvendo problemas que envolvem a estratégia da empresa, e impactando produtos de outros times. É necessário que você tenha uma visão holística de como o negócio todo funciona.

Além de tudo, o trabalho do GPM envolve, de modo geral, contratar, desenvolver, engajar, reter e demitir PMs. É um trabalho de muita responsabilidade, mas que também trás muita satisfação, pois você terá a oportunidade não apenas de desenvolver produtos, mas também pessoas.


270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Curso de Group Product Manager (GPM)

Dê o próximo passo na sua carreira em produto! Aprenda a liderar Product Managers se tornando um Group Product Manager ou Head de Produto na sua empresa. VISÃO GERAL "Liderança é reconhecer que existe